O Rio Grande do Sul ainda registra, na tarde desta quinta-feira, cerca de 27,5 mil consumidores sem energia elétrica, após o vento forte provocado, entre a terça-feira e a madrugada de quarta, pela passagem do ciclone Yakecan. A área de concessão da CEEE Equatorial ainda contabiliza 25 mil pontos desabastecidos e a da RGE, 2,5 mil.
Segundo a CEEE, os problemas persistem em oito mil locais no litoral Norte, cinco mil do litoral Sul, quatro mil na região Metropolitana, quatro mil na região Sul, três mil na região Centro Sul e mil na Campanha.
Os municípios mais impactados seguem sendo Viamão, Alvorada, Imbé, Mostardas, Tramandaí, São José do Norte, Osório, Três Cachoeiras, Pelotas, Osório, Arroio do Sal, Mampituba, Morrinhos do Sul, Capão da Canoa e Balneário Pinhal. A concessionária informou que, desde terça-feira, restabeleceu o serviço para 300 mil clientes.
Entre os clientes atendidos pela RGE, 2,5 mil seguem sem luz. Conforme a empresa, as principais causas das interrupções são danos provocados por galhos e objetos arremessados pelo vento sobre fios e outros equipamentos da rede.