Em atrito com Doria, MDB, PSDB e Cidadania dizem que terão candidatura competitiva

Presidentes nacionais reiteraram que nome de consenso vai ser oficializado em breve; Simone Tebet é a preferida do bloco

Foto: Redes Sociais/Reprodução

Os presidentes nacionais do MDB, PSDB e Cidadania divulgaram uma carta, nesta quinta-feira, reforçando que lançarão um único nome à Presidência da República. Segundo os dirigentes, a candidatura, que deve ser anunciada em breve, vai ser “competitiva, para vencer”.

“MDB, PSDB e Cidadania sempre advogaram pela unidade. Diante das ameaças e das agressões à democracia, à Constituição e às instituições, do desemprego e da inflação, da pobreza e da fome, esses três partidos não poderiam fugir à sua responsabilidade”, enfatiza o texto, assinado por Bruno Araújo (PSDB), Baleia Rossi (MDB) e Roberto Freire (Cidadania).

“O povo brasileiro — e não disputas ideológicas e partidárias — estará no centro do debate político nas eleições de outubro. Para problemas reais, soluções reais. Vamos juntos unir o país”, defendem os dirigentes.

Araújo, Rossi e Freire dizem ter convicção “de que o fundamental é que tenhamos propostas comuns para transformar o país”. “Estamos também convictos de que isso só pode ser feito a partir de uma aliança partidária, representada, sim, por um nome, mas sobretudo, pelo desejo de lutar por um Brasil melhor para todos os brasileiros”, prosseguem.

Simone Tebet deve ser a escolhida
O texto cita diversas declarações do ex-governador de São Paulo, João Doria, que venceu as prévias do PSDB para o Palácio do Planalto, nas quais ele admite a possibilidade de abrir mão de disputar as eleições em caso de apoio maior do bloco a outro candidato.

“A prioridade é o Brasil e os brasileiros, não é sequer meu partido, nem sequer o indivíduo”, disse Doria, em uma das frases mencionadas pelos presidentes na carta.

Já existe um consenso entre as três legendas de que a senadora Simone Tebet (MDB-MS) é quem melhor pode representar os partidos no pleito. Nessa quarta-feira, os partidos se reuniram para analisar os resultados de uma pesquisa sobre a popularidade de Simone e Doria, e constataram uma forte rejeição ao nome do tucano. Com isso, a senadora ganhou a preferência do bloco.

Doria vem sendo aconselhado a desistir de concorrer à Presidência por integrantes do PSDB, mas o ex-governador resiste. Na próxima terça-feira, MDB, PSDB e Cidadania terão uma reunião que pode oficializar a escolha pelo nome da senadora. Para evitar um constrangimento a Doria, os tucanos querem se encontrar com ele um dia antes e pedir que retire a pré-candidatura.