Caiu para 46 mil o número de clientes sem luz no Rio Grande do Sul após a passagem do ciclone Yakecan. A CEEE Grupo Equatorial registra 40 mil ainda com desabastecimento de energia elétrica, principalmente no Litoral Norte e Litoral Sul, além da Região Metropolitana de Porto Alegre, Sul e Centro-Sul do Estado.
Já na RGE são ainda 6 mil sem luz. As principais causas das interrupções, segundo a empresa, são danos na rede provocados por galhos e objetos arremessados pelo vento sobre fios e outros equipamentos.
Em caso de falta de luz, a CEEE possui os seguintes canais de comunicação para atendimento: site, telefone 0800 721 2333 e o SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura de luz).
Já a RGE pode ser contatada por SMS para o número 27350, com o código da conta de energia. Também tem o WhatsApp 51 999550002, site, aplicativo CPFL Energia e o Call Center 0800 970 0900. A companhia alerta para que ninguém tente fazer consertos por conta própria, tampouco toque em fios rompidos os quaisquer equipamentos da rede, pois não há como saber se estão energizados ou não.
*Com informações do repórter Lucas Eliel