Chega a 221 mil o número de clientes sem luz no RS

CEEE Grupo Equatorial registra 187 mil pontos desabastecidos, enquanto a RGE tem 34 mil

Foto: Ricardo Giusti/CP

Ao menos 221 mil pontos seguem sem energia elétrica no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, em decorrência do ciclone subtropical Yakecan. A CEEE Grupo Equatorial registra, nesta manhã, 187 mil clientes sem energia, localizados, principalmente, nos municípios de Porto Alegre, Pelotas, Viamão, Tramandaí, Guaíba, Rio Grande, Osório, Torres, Alvorada e Santa Vitória do Palmar.

Já na área de concessão da RGE, 34 mil clientes permanecem sem luz. De acordo com a empresa, os principais afetados pelo problema estão em Canoas, Vale do Sinos, Planalto, Serra e Vale do Rio Pardo.

As concessionárias informam que estão com todo o efetivo de trabalhadores nas ruas e que os prazos para solucionar as ocorrências dependem da complexidade de cada caso. O ciclone Yakecan trouxe vários impactos à rede elétrica, incluindo rajadas de ventos de mais de 100 km/h por hora, quedas de árvores, galhos e outros objetos sobre a rede de distribuição de energia elétrica, como telhas de casas, causando interrupções e corte em cabos além da derrubada de postes de distribuição.