Banrisul investe R$ 83 milhões em novo Data Center na capital

Crédito: Reinaldo Foltz/Divulgação

O Banrisul inaugurou seu novo Data Center Margarete Venzke Fenner, uma estrutura que concentra as melhores práticas de mercado e atende o que há de mais atualizado em gestão de ativos de tecnologia da informação (TI). O prédio, localizado em Porto Alegre e modelo no quesito sustentabilidade, recebeu o investimento de R$ 83 milhões.

O novo Data Center é projetado para operar com o menor consumo possível de ar condicionado. O sistema de Chillers instalado utiliza a refrigeração a ar – dispensando o consumo e desperdício de água potável para este fim. Há, ainda, a captação da água da chuva para uso em banheiros.

Para viabilizar a climatização adequada – fator que representa o maior consumo em uma edificação com essas características – o prédio emprega de forma pioneira o sistema Free Cooling, possibilitando o uso do ar externo para refrigeração, reduzindo significativamente o consumo de energia.

Os sistemas de automação permitem a análise em tempo real de todos os parâmetros do Data Center. Em caso de incêndio, o problema é detectado de forma precoce, com rápida resposta, a fim de prevenir riscos a pessoas e danos aos bens protegidos. Como agente extintor, foi escolhido o gás inerte Inergen, que não agride a camada de ozônio e não tem nenhum potencial como causador de efeito estufa.

A edificação conta, ainda, com um bicicletário, para incentivar o deslocamento de colaboradores com menor impacto ao ambiente. Há também uma área verde, onde são preservados diversos espécimes vegetais.