Aulas na rede municipal de Porto Alegre serão retomadas na tarde desta quarta-feira

Na rede privada de ensino as escolas têm autonomia para decidir sobre o seu funcionamento

Foto: Guilherme Almeida / CP Memória

Com o enfraquecimento do ciclone Yakecan sobre o Rio Grande do Sul,  as atividades que foram afetadas como medida preventiva serão retomadas no decorrer desta quarta-feira. De acordo com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, a rede pública de ensino da Capital não terá atividades pela manhã, mas irá retomar as atividades durante a tarde, incluindo as instituições conveniadas.

A orientação da Secretaria Estadual de Educação é que, nas localidades onde foram registrados estragos em razão da passagem do ciclone, não acontecem aulas pela manhã. No turno da tarde, a situação de cada região deve ser avaliada com a Defesa Civil.

A rede particular, através do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS), recomendou que as instituições localizadas em regiões de alto risco suspendessem as atividades na tarde e noite dessa terça e avaliassem as condições locais para a reabertura nesta quarta. A entidade reforçou que as escolas têm autonomia para decidir sobre o seu funcionamento e a organização do seu calendário.

Algumas universidades optaram por manter a suspensão das atividades ao menos durante a manhã de hoje. É o caso da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que transferiu as aulas dos cursos de graduação e pós-graduação para a modalidade online até as 13h desta quarta. As atividades administrativas e serviços, contudo, foram retomados normalmente no turno da manhã.

Já a UniRitter informou que as aulas presenciais seguirão suspensas nos turnos da tarde e noite de hoje. Neste período, as aulas serão ministradas de forma online. Em nota, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) informou a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais também na manhã de quarta-feira.