Desde a noite dessa segunda-feira, as mudanças do tempo, por causa do vento, já causam mudanças na rotina das pessoas. A balsa que realiza a travessia de veículos entre Rio Grande e São José do Norte realizou sua única viagem às 8h. Agora, o serviço foi suspenso em função dos ventos.
Já a travessia de lancha segue funcionando normalmente, assim como a navegação no Porto do Rio Grande. O estaleiro EBR, em São José do Norte, suspendeu as atividades nesta terça-feira e poderá retornar amanhã, dependendo das condições do vento.
A suspensão das viagens entre os dois municípios mostra que o ciclone já está presente no Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul, o ciclone, chamado de Yakecan, será uma tempestade tropical que deve ficar perto do limite de um furacão categoria 1. A projeção de modelos computadorizados sugerem a formação de um ‘olho’ no centro da tempestade, uma característica de ciclones tropicais.
Terça-feira, 18h
Nestas projeções, o olho do ciclone Yakecan deverá atingir a costa do litoral Sul do estado no fim da tarde e início da noite desta terça-feira.
Terça-feira, 20h
No começo da noite, o centro da tempestade estará à leste de Pelotas e Rio Grande, ainda na região Sul do estado.
Terça-feira, 23h
No fim da noite, a ‘parede de nuvens’ no centro da tempestade com vento intenso atinge a região da grande Porto Alegre.
Quarta-feira, 4h
Já na madrugada de quarta-feira, o centro do ciclone deve atingir a costa do Litoral Norte. Após, deve deslocar-se para o mar.