Em uma atuação bastante ruim na maior parte dos noventa minutos, o Grêmio até ia vencendo, mas cedeu o empate para o Ituano aos 48 minutos do segundo tempo e segue fora do G4 da Série B, na noite desta segunda-feira, em Itu (SP), pela sétima rodada. Com o 1 a 1, o Tricolor soma onze pontos e é sexto colocado, distante dois pontos do Vasco, o primeiro da zona de classificação, com 13 pontos. Na próxima rodada, o time do técnico Roger Machado encara o Criciúma, na Arena, nesta quinta-feira, às 19h.
Ao longo dos 45 minutos iniciais, a equipe gremista viu o goleiro Brenno salvar em milagre à queima-roupa e a trave evitar duas vezes o prejuízo. Na volta do vestiário, os gremistas cresceram com as entradas de Campaz e Elkeson, nas vagas de Elias e Gabriel Silva, e a estrela do artilheiro Diego Souza brilhou aos 3 minutos do segundo tempo em belo gol de “centroavante”. Na reta final, os donos da casa, de tanto insistirem, conseguiram o empate aos 48 minutos em lance pelo alto com o meia Lucas Nathan e entregaram justiça ao placar.
Sufoco gremista
O técnico Roger Machado confirmou os trabalhos da semana e colocou o meia Gabriel Silva na vaga de Lucas Silva visando dar maior controle de bola no meio de campo. A proposta ficou só na teoria. O que se viu nos primeiros 45 minutos em Itu foi um time gremista “agradecendo” por não ter levado para o vestiário um largo prejuízo. Logo aos 6 minutos, os donos da casa deixaram sua proposta definida. Contragolpear nos erros do Grêmio no ataque. O lateral Pacheco levantou na área e o meia Gerson Magrão aproveitou a sobra para soltar uma bomba, levando perigo ao goleiro Brenno. Na sequência, o volante Kaio arriscou de fora da área e arrancou o “Uh” dos torcedores paulistas.
Com a ideia de se aproveitar dos equívocos tricolores, o Ituano assustou em diversos momentos, pois o Grêmio errou – e muito – neste primeiro tempo. Aos 18 minutos, Brenno apareceu milagrosamente para evitar o gol adversário. Gerson Magrão novamente recebeu livre e à queima-roupa bateu firme para uma linda defesa. Roger precisou promover uma troca aos 20 minutos. O lateral Rodrigo Ferreira sentiu problemas e o volante Sarará entrou improvisado em seu lugar. A primeira finalização dos visitantes apareceu somente aos 28 minutos. O lateral Nicolas jogou na área e Elias, torto, desviou pela linha de fundo.
Ainda que sem qualidade, o Ituano pressionava no ímpeto e na vontade. Aos 33 minutos, o atacante Rafael Elias não tomou conhecimento da defesa gremista pelo alto e testou firme no poste. A equipe de Itu, talhada para contragolpear, via o Grêmio ter dificuldades para dominar a bola pelas pontas, com Biel e Elias bastante abaixo. Assim, as oportunidades se apresentavam para a velocidade dos contra-ataques.
Aos 40, Rafael Elias novamente fez Brenno aparecer em dois tempos. Sem ter a segunda bola na maioria dos lances, o Tricolor escapou mais uma vez aos 43 minutos. Lucas Siqueira levantou na área, Rafael Elias arrumou e o Gerson Magrão bateu cheio de estilo raspando na trave. Escapando em mais essa oportunidade, o Grêmio conseguiu levar o empate para o intervalo na expectativa por uma significativa melhora.
Castigo no fim
Ciente de que a atuação era ruim, Roger mandou o Grêmio de volta para a segunda etapa com duas trocas: Elkeson e Campaz nas vagas de Elias e Gabriel Silva. No primeiro minuto, novamente o goleiro Brenno precisou aparecer para evitar o gol de Leo Santos de cabeça. No primeiro ataque gremista na segunda etapa, o gol surgiu como um presente e na qualidade do artilheiro Diego Souza. Biel cruzou da esquerda, o centroavante matou no peito, limpou a marcação e finalizou de esquerda sem chance para o goleiro Pegorari. Depois de um momento instável, o Ituano passou a reencontrar a volúpia ofensiva. Aos 10, Leo Santos levou a melhor contra a defesa pela segunda vez e testou tirando tinta da trave.
A mudança de atitude fez o time gremista permanecer mais com a bola, trocar passes com tranquilidade e diminuir os sustos que vieram aos montes no tempo inicial. O atacante Elkeson passou a combinar lances com Diego Souza e levar algum perigo a defesa. Aos 17 minutos, os atacantes tabelaram e Biel apareceu para finalizar em cima da marcação. Aos 26 minutos, Janderson foi para o campo no lugar de um exausto Biel na ponta.
Na sequência, Diego Souza deixou o campo para o meia Benítez. O time de Itu se lançou ao ataque para encontrar o empate. O Grêmio esperava para contragolpear. Completando 350 jogos nesta noite, o zagueiro Geromel mostrou sua elegância ao desarmar na bola o atacante João Victor e evitar a igualdade. A intenção de ter mais a posse de bola não se sustentou para o Grêmio. No entanto, o afobado time de Itu também se atrapalhava para atacar e levar perigo como nos melhores momentos do primeiro tempo. A pressão no final foi mais física do que qualquer coisa. E aos 48 minutos apareceu o empate dos donos da casa. Após cruzamento, a defesa gremista marcou mal e o meia Lucas Nathan entrou livre para selar o 1 a 1, que era merecido.
Campeonato Brasileiro Série B – 7ª rodada
Ituano 1
Pegorari; Pacheco, Léo Santos, Bernardo e Roberto (Mario Sergio); Rafael Pereira, Lucas Siqueira, Kaio (João Victor) e Magrão (Lucas Nathan); Aylon (Dudu Vieira) e Rafael Elias. Técnico: Mazola Júnior
Grêmio 1
Brenno; Rodrigo Ferreira (Sarará), Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Elias (Elkeson), Gabriel Silva (Campaz), Bitello e Biel; Diego Souza (Benitez). Técnico: Roger Machado
Gols: Diego Souza (03min/2T°) Lucas Nathan (48min/2T°)
Cartões amarelos: Elkeson (Grêmio) Aylon, Rafael Elias, Lucas Siqueira e Rafael Pereira (Ituano)
Arbitragem: Savio Pereira Sampaio
Local: Estádio Novelli Junior, em Itu (SP)
Data e hora: 16/05, às 20h