Rio Grande: formação de ciclone leva Furg a suspender atividades nesta terça

Decisão engloba todos os campi da universidade e teve como base o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Foto: Secom/FURG

A formação de um ciclone subtropical, que deve atingir o Rio Grande do Sul entre amanhã e quarta-feira, levou a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) a suspender todas as atividades administrativas e acadêmicas, ao menos durante esta terça. A decisão, conforme o Gabinete da Reitoria da instituição, afeta o funcionamento de todos os campi e teve como base o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O documento poder se acessado na íntegra aqui.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a chegada de um ciclone muito intenso pode adquirir características subtropicais e trazer rajadas de vento de 150 km/h, precipitação do frio intenso, com ocorrência de neve em algumas regiões do RS, SC e PR.

Ainda segundo a empresa, o estado gaúcho deve ser o mais afetado com rajadas intensas e extremamente fortes em algumas áreas. As regiões Sul e Leste do RS deverão ser as mais castigadas pelo ciclone com vento, em média, de 80 km/h a 100 km/h, mas com rajadas em alguns pontos que podem atingir até 110 km/h a 120 km/h, especialmente no litoral Sul e na área da Lagoa dos Patos e o entorno.

Em contato com a reportagem, a assessoria de imprensa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) informou, ainda sem dar detalhes, que a instituição também vai suspender atividades nesta terça.