Porto Alegre: pregão para definir manutenção de terminais chega ao fim sem interessados

Licitação, orçada em R$ 2,2 milhões, era do tipo de menor preço

Terminal Triângulo, na Zona Norte, é um dos pontos de cadastramento presencial. Foto: Joel Vargas/Arquivo/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre confirmou, no final da manhã desta segunda-feira (16), que o pregão aberto para a escolha de uma empresa para a manutenção dos terminais de ônibus na cidade terminou sem que nenhuma candidata se apresentasse para fazer os serviços. O processo já havia sido prorrogado pela administração.

A licitação, orçada em R$ 2,2 milhões, era do tipo de menor preço – ou seja, a proposta que custasse mais barato aos cofres públicos seria a escolhida. A falta de interessados fará com que a prefeitura reavalie o edital, tendo em vista que considera indispensável a manutenção dos pontos.

A administração municipal também estuda uma solução de longo prazo, através de uma Parceria Público-Privada (PPP) ou concessão dos terminais à iniciativa privada. A ideia é que uma empresa se responsabilize pela pintura, lavagem de telhas, consertos, banheiros e salas administrativas dos terminais de ônibus na cidade.

Os pontos considerados mais importantes, neste momento, são o Triângulo Antônio de Carvalho, Azenha, Restinga, Parobé e POP Center. Três estações da Terceira Perimetral também precisam passar por revisão: Viaduto Utzig, Viaduto Jayme Caetano Brum e Viaduto Mendes Ribeiro.