Plataforma de cadastro positivo revela que há 54 milhões de superendividados no país

| Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O Brasil tem mais de 54 milhões de consumidores superendividados com pagamentos em atraso no Cadastro Positivo, cujas dívidas estão fora de controle e parcelas em atraso acima da média. A estimativa é da Quod, primeira plataforma de cadastro positivo brasileira e revela que outros 13% estão no limite do controle, e 24% estão mais próximos de regularizar suas pendências.

Há ainda, conforme a plataforma, os desorganizados (21%), aqueles que entram e saem da inadimplência, com mais despesas em dia do que atrasadas, segundo a Quod, que no Rio Grande do Sul é representada pela FCDL-RS. Os números mostram um aumento de 15% no total de endividados neste início de ano em relação ao mesmo período de 2021, confirmando uma tendência vista em outros indicadores.

O Cadastro Positivo começou a ganhar espaço em 2020. O aumento no número de devedores aconteceu nas categorias daqueles que estão no limite financeiro e dos que estão próximos de regularizar a situação. Entre os que já estavam com atrasos no cadastro, 15% migraram para uma situação melhor, e 11%, para uma pior.