Trabalhadores em busca de emprego estão formando longas filas em busca de uma vaga no Mutirão do Emprego, realizado hoje no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. São cerca de 10 mil oportunidades oferecidas em um mutirão organizado pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários e da UGT (União Geral dos Trabalhadores), disse que as vagas se concentram nas áreas de comércio e serviços.
“Por conta da pandemia, que represou muitas vagas, eu acho que nós tivemos uma oferta muito grande nesse mutirão, bem maior que nos anteriores. A maior parte é comércio e serviços. Tem muita tecnologia, aplicativos, vendedores, padeiros, açougueiros, uma gama de alternativas para as pessoas terem oportunidade”, elencou ele.
Patah pede que os interessados levem um documento de identificação, com RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação), por exemplo, e um currículo. “Já ajuda para ver qual é o tipo de vaga que a pessoa está qualificada.”
Segundo ele, muitas empresas programaram entrevistas com os candidatos já nesta segunda-feira, mas isso não significa que as pessoas sairão empregadas do mutirão. “Nós torcemos para isso, pode ocorrer. Pode ocorrer também uma segunda entrevista ou pode ser necessária uma pequena capacitação já combinada com a empresa, fazendo essa capacitação já tem a vaga garantida”, explicou.