Grêmio busca reabilitação diante do Ituano para manter perseguição ao G-4 da Série B

Com resultados paralelos desfavoráveis, triunfo fora de casa é fundamental após derrota diante do Cruzeiro

Grêmio de Biel tenta manter perseguição ao G-4 da Série B | Foto: Renan Jardim / Grêmio / Divulgação / CP

Os jogos da 7ª rodada não foram favoráveis ao Grêmio, que em razão dos resultados caiu duas posições na tabela, e agora está em 6º lugar, com dez pontos. Desta forma, vencer o Ituano, nesta segunda-feira, às 20h, no Novelli Júnior, se torna ainda mais importante para o Tricolor não abrir mais distância do G-4. Caso vença os paulistas, o time de Roger Machado chegará a 13 pontos, mesmo número do Vasco, que está na quarta posição na tabela, mas pode ser ultrapassado nos critérios de desempate.

Assim, a semana focada na preparação para o confronto terminou na manhã de domingo, antes do embarque para São Paulo, no meio da tarde. Porém, o grupo que viajou tem um desfalque considerável, do zagueiro Rodrigues, que permaneceu em Porto Alegre em razão de uma gripe. Desta forma, podendo também atuar pela lateral direita, o jogador passa ser uma alternativa a menos para Roger, que já contava com a baixa de Diogo Barbosa. O lateral esquerdo ficará fora por duas semanas por conta de uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda, diagnosticada na última sexta-feira.

Por outro lado, o lateral Nicolas retorna ao time após cumprir suspensão. Com Rodrigo Ferreira do outro lado do campo, o lateral-esquerdo Thiago Rosa, que recentemente renovou com o clube, é a única opção para reposição no setor. A defesa como um todo chegou a Itu, no interior paulista, com poucas alternativas. Na zaga, além da dupla titular Bruno Alves e Geromel, o jovem Natã, de 20 anos, é o único zagueiro à disposição no banco.

Se na defesa as possibilidades parecem mais reduzidas, no meio campo elas são mais amplas. O meia Gabriel Silva disputa uma vaga com o titular Lucas Silva, que atualmente vive uma queda de rendimento. A mudança é a grande tendência no time do Grêmio, se não absoluta, desde a escalação, pelo menos no intervalo, novamente. Na última partida, contra o Cruzeiro, a entrada do meia no lugar do volante foi a virada de chave da equipe, que fazia um primeiro tempo ruim contra a Raposa.

A possível substituição repetiria a primeira formação de meio campo de Roger, em sua reestreia no Grêmio, na goleada de 4 a 0 em cima do São Luiz, em 19 de fevereiro, pela oitava rodada do Gauchão. À época, o jovem meia estava como titular e foi o grande armador da equipe, sendo um dos destaques da partida, dando assistência para o terceiro gol do jogo, marcado por Nicolas. Até aqui, Gabriel tem 13 jogos nesta temporada, com um gol marcado e uma assistência. Deste total, em campo, são oito vitórias, dois empates e três derrotas.

Campeonato Brasileiro Série B – 7ª rodada

Provável Ituano: Pegorari; Pacheco, Léo Santos, Bernardo e Roberto; Lucas, Rafael Pereira, Kaio e Gerson; Aylon e Rafael Elias. Técnico: Mazola Júnior

Provável Grêmio: Brenno; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Elias, Gabriel Silva, Bitello e Biel; Diego Souza. Técnico: Roger Machado

Arbitragem: Savio Pereira Sampaio
Local: Estádio Novelli Junior, em Itu (SP)
Data e hora: 16/05, às 20h