A Defesa Civil municipal lançou um alerta preventivo para chuvas de intensidade moderada a forte, com atenção especial para vento intenso e rajadas que podem variar entre 60 e 100 quilômetros por hora em Porto Alegre. O evento pode se estender até o fim da quarta-feira.
O alerta segue os prognósticos do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Sala de Situação do Estado (Sema/RS).
A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada por diversos órgãos municipais, entrou em alerta e acompanha as atualizações da previsão do tempo, com equipes prontas para atendimento à população.
Em caso de dúvidas e emergências, moradores da capital podem ligar para a Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).
Defesa Civil estadual projeta vento de até 110km/h
Mais cedo, a Defesa Civil estadual alertou para rajadas de até 110 km/h, entre amanhã e quarta-feira no Rio Grande do Sul, especialmente na faixa Leste, deixando o mar agitado.
De acordo com a Sala de Situação, a umidade pode causar chuva nas maiorias das regiões gaúchas, podendo ser pontualmente forte entre a região Sul e a região Metropolitana. Também não se descarta a ocorrência de chuva congelada em pontos isolados e de neve nos Campos de Cima da Serra.
Na madrugada de quarta, chuvas pontualmente fortes e as rajadas intensas prosseguem na faixa Leste, mas gradualmente perdem intensidade, com o deslocamento do sistema para Santa Catarina. A tendência é que o tempo estável volte a atuar na quinta-feira.
A Defesa Civil também recomenda atenção especial às comunidades em situação de vulnerabilidade social, idosos, enfermos, crianças e animais domésticos.