A CEEE Equatorial entra em prontidão, a partir desta terça-feira, em razão da chegada de um ciclone à costa do Rio Grande do Sul. A empresa confirmou, em nota na noite desta segunda-feira, um aumento de 100% em relação ao efetivo regular em operação. A companhia atende 72 municípios da região Metropolitana e das regiões Sul, Centro-Sul, litoral Sul e litoral Norte, em um total de 1,8 milhão de clientes. A expectativa é de que essas sejam as áreas mais afetadas pelas rajadas de vento, que podem bater 120km/h.
“Aumentamos o contingente e redirecionamos nossa força de trabalho para as ações de monitoramento e recomposição do sistema elétrico, buscando reduzir ao máximo o impacto aos nossos clientes”, explica o superintendente Técnico da CEEE Equatorial, Júlio Hofer.
A empresa também ressalta que temporais com vento e chuva forte fazem com que grandes objetos caiam sobre as estruturas da rede elétrica. Dessa forma, argumenta que o prazo para restabelecimento da energia depende da complexidade de cada caso.
Parte das situações, conforme a concessionária, exige deslocamento e acesso das equipes às localidades com fornecimento interrompido, o que se torna mais complexo em caso de alagamento e dificuldade de trânsito. Em outros casos, são necessárias ações em parceria com o Corpo de Bombeiros e órgãos públicos municipais, como Defesa Civil, secretarias de Meio Ambiente e órgãos de trânsito, já que alguns serviços prestados são interligados e envolvem mais de uma atividade. Em casos mais graves, reforça a CEEE, o problema demanda o isolamento da área afetada, a retirada de objetos e a reconstituição de postes quebrados e da rede elétrica.
Novo canal de comunicação
No mesmo comunicado, a CEEE acrescenta que abriu mais um canal de comunicação para que os clientes relatem falta de luz. A “Clara”, considerada a primeira iniciativa em atendimento por meio de personificação digital no setor elétrico brasileiro, funciona via Whatsapp. Lançada durante o South Summit, a iniciativa, que já atendia serviços de religação e interrupção de energia, vai poder ser utilizada também durante as ocorrências relacionadas ao ciclone.
Com isso, em caso de falta de luz, a concessionária recomenda que os usuários entrem em contato via:
– Whatsapp Clara (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à lista de contatos);
– Call Center 0800 721 2333
– SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura de energia.
– Site: https://ceee.equatorialenergia.com.br
– Agências de atendimento: https://ceee.equatorialenergia.com.br/locais-de-atendimento
RGE garante ter plano permanente
Já a RGE informou ter um plano de contingência permanente para casos de evento climático severo. Em nota, a concessionária lembra que também dispõe de serviço de meteorologia, mas que não há como projetar o que vai acontecer em termos de intensidade de chuva e vento, “uma vez que se trata de situações que fogem ao controle da distribuidora”.
A empresa atende 3 milhões de clientes em 381 cidades.