O famoso trenzinho do Parque Farroupilha (Redenção) volta a funcionar neste sábado, se não chover, em Porto Alegre. Dividida em dois vagões, com capacidade para 20 pessoas cada, a atração vai operar diariamente, das 9h às 18h, com possibilidade de horário estendido nos meses de verão. O tempo de viagem é de cerca de 15 minutos, com ingressos custando a partir de R$ 15.
O ponto de saída para os passeios de trem é o antigo prédio do postinho, próximo ao espelho d’água, onde funciona a bilheteria. O percurso passa pelo lago, em direção ao Monumento ao Expedicionário, dando a volta no parque. “Futuramente, o trem vai parar durante o percurso em alguns locais, não definidos ainda. São três possíveis pontos de parada, a serem previstos no decorrer da operação, talvez ligando as atrações”, antecipa Isabel Sokolnik, diretora da Sólidos Equipamentos Infantis, empresa que venceu a licitação para operar o trenzinho em abril do ano passado.
O retorno do trenzinho se soma a outras atividades de entretenimento já retomadas no parque, como os pedalinhos, e o Refúgio do Lago, complexo gastronômico que abre oficialmente ao público na quinta-feira que vem.
O projeto do trem é do engenheiro João Sokolnik e da arquiteta Mônica Gastaud. O equipamento conta com acessibilidade e acessórios de segurança, como freio independente e cintos de segurança. A locomotiva é movida a diesel limpo e equipada com painéis fotovoltaicos para gerar energia a partir da luz solar.