Novo chefe do Comando Militar do Sul fala em continuidade no trabalho do antecessor

Fernando José Sant'Ana Soares e Silva foi empossado nesta sexta-feira

Foto: Matheus Piccini/CP

O general Fernando José Sant’Ana Soares e Silva foi empossado, nesta sexta-feira (13), no Comando Militar do Sul (CMS). Ele sucede o general Valério Stumpf Trindade – que, após dois anos à frente do Exército nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, foi deslocado para a função de chefe do Estado-Maior do Exército.

A cerimônia de troca do comando, realizada na sede do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, na zona Leste de Porto Alegre, foi marcada por um desfile dos militares e veículos que integram o CMS. O novo Comandante Militar do Sul, que antes exercia a função de Comandante Militar do Oeste, destacou que a gestão será de continuidade.

“A mudança é nenhuma. Nosso estilo é de continuidade. O general Stumpf e os que o antecederam vêm fazendo um trabalho aqui, e a nossa intenção é manter. Tentaremos melhorar algum processo, dentro do possível, sempre com o objetivo de servir a nossa pátria e a sociedade brasileira”, ressalta o general Soares.

O comandante do Exército Brasileiro, general Marco Antônio Freire Gomes, participou da solenidade. Esta foi a primeira vez que ele representou a corporação em um evento no Rio Grande do Sul, tendo assumido o cargo no final do mês de março após a ida do general Paulo Sérgio Nogueira para o Ministério da Defesa.

“É com muita alegria que estamos aqui hoje, nesta cerimônia, tão importante para o Exército Brasileiro. Desejo muita sorte e sucesso ao general Soares, que enfrenta este desafio empolgante. Como comandante do Exército, me sinto muito honrado de compartilhar com o povo gaúcho este momento tão importante”, destaca Gomes.

Perfil

Fernando José Sant’Ana Soares e Silva é carioca, tem 61 anos, e construiu carreira militar desde os 15, quando entrou na Escola Preparatória de Cadetes. Ele foi instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras, considerado o principal centro de formação do Exército Brasileiro, e também atuou no exterior, em Moçambique e no Haiti.