Os servidores da Polícia Federal realizam, nesta quinta-feira, nova mobilização nacional pela valorização das forças de segurança pública e reivindicam a assinatura de medida provisória da reestruturação das carreiras policiais da União, conforme prometido publicamente pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. No final do mês de abril, a categoria já havia realizado protestos com o mesmo objetivo.
Até o momento, o governo federal não apresentou uma solução para o compromisso de reestruturação da carreira policial federal, cujo orçamento de R$ 1,7 bi foi aprovado em lei. A categoria se manterá em estado de mobilização permanente, avaliando e definindo os próximos passos, até ter suas demandas atendidas.
Na próxima quinta-feira (19) já está programada outra rodada de atos de protesto. No dia 1º de junho, policiais federais se unirão aos policiais rodoviários federais numa grande marcha em Brasília.
No Rio Grande do Sul, as manifestações acontecem em Porto Alegre, no Saguão da Superintendência da Polícia Federal, na avenida Ipiranga. E no interior do Estado, em frente às Delegacias de Polícia Federal.