Uma pesquisa feita pela Serasa sobre o destino dos recursos da antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas confirma o esperado. Conforme os dados, desde o dia 25 de abril, data em que começou a ser liberado o adiantamento da primeira parcela do 13º salário, mais de 37 mil pessoas em todo o país com mais de 60 anos realizaram acordo de dívidas.
Conforme o Thiago Ramos, da Serasa, em março, um outro levantamento da Serasa apontava que 35% das pessoas que têm previsão de receber uma renda extra possuem a intenção de utilizar o valor para o pagamento de dívidas.
Um estudo divulgado no começo de maio pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelou que o número de brasileiros endividados bateu novo recorde em abril. Puxado pelo uso dos cartões de crédito, 77,7% das famílias brasileiras fecharam o mês de abril com alguma dívida, contra 77,5% em março.
Na comparação com abril do ano passado, quando a parcela de endividados correspondia a 67,5% do total, o salto foi de 10,2 pontos percentuais. A inadimplência também atingiu nova máxima histórica. A proporção de famílias com dívidas ou contas em atraso passou de 27,8% em março para 28,6% em abril. Em 1 ano, o salto foi de 4,3 pontos percentuais.