Inflação brasileira entre as três maiores das Américas em abril

Crédito: Getty Images/Blend Images

A inflação ao consumidor no Brasil se manteve em abril entre as três maiores nas Américas, atrás apenas de Venezuela e Argentina. Esses países já viviam uma crise inflacionária antes das pressões geradas pela pandemia e pela Guerra da Ucrânia.

O índice de preços ao consumidor atingiu 12,1% no acumulado em 12 meses em abril, segundo dados do IPCA divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na Venezuela, o índice local acumula alta de 222% no mesmo período. Na Argentina, de 55% no acumulado até março.

Paraguai, Jamaica e Chile completam a lista de países na região com índices acima de dois dígitos. Os Estados Unidos, que registram inflação de 8,3% no acumulado até abril, ocupam a 10ª posição, segundo levantamento feito na plataforma Tradingeconomics.

Entre as economias do G20, o Brasil perdeu recentemente a terceira posição entre aqueles com maior inflação para a Rússia, que sofre sanções relacionadas à guerra. Dentro desse grupo, o país está, agora, na quarta posição, atrás de Turquia e Argentina.