A cerimônia de posse do atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum (MDB), como conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) deve ocorrer em 14 de junho. A indicação de Brum, oriunda da Assembleia Legislativa, teve aprovação unânime do plenário em fim de abril. Brum entra na vaga deixada por Algir Lorenzon – indicado pelo ex-governador Eduardo Leite (PSDB) para compor o conselho da Agergs. Lorenzon ficou mais de 30 anos no cargo.
O TCE é composto por sete conselheiros que devem ser indicados e, posteriormente, aprovados pelo Legislativo. Do total de vagas, quatro são preenchidas com indicações feitas pela Assembleia e três são indicações do governo do Estado. Desses, um é de livre indicação do governador; outro é escolhido entre uma lista tríplice de conselheiros substitutos; e outro entre uma lista tríplice com membros do Ministério Público de Contas (MPC).
O atual presidente da Corte, Alexandre Postal, se tornou conselheiro também indicado pela Assembleia, pelo MDB, em 2016. Caso nenhum dos integrantes do TCE decida se aposentar com antecedência, o próximo a deixar a função, devido à aposentaria compulsória, aos 75 anos, deve ser Iradir Pietroski, em 2029. Também oriundo da Assembleia, o ex-deputado teve o nome indicado pelo PTB.