Os principais acionistas da colombiana Avianca e o acionista controlador da Gol, a família Constantino, assinaram um acordo para criar uma holding, chamada de Grupo Abra, que controlará as duas aéreas. Assim, a organização terá uma participação não controladora de 100% dos interesses econômicos nas operações da Viva na Colômbia e no Peru e um investimento em dívida conversível representando uma participação minoritária na Sky Airline (Chile).
A holding será uma empresa de capital fechado incorporada no Reino Unido. A informação foi divulgada pelas duas empresas em comunicado ao mercado. O fechamento da transação é esperado para ocorrer no segundo semestre de 2022, sujeito às condições habituais de fechamento e regulatórias.
“Avianca e GOL continuarão mantendo independentes suas marcas, equipes e cultura, enquanto se beneficiam de maior eficiência e investimentos feitos pelo mesmo grupo controlador”, disseram as empresas. No documento, as companhias informam que investidores financeiros se comprometeram a destinar até US$ 350 milhões em ações do Grupo Abra, após o fechamento do negócio