Bento Albuquerque é exonerado do Ministério de Minas e Energia

Após exoneração a pedido, Adolfo Sachsida foi nomeado para substituição do cargo

Bolsonaro faz troca no comando do Ministério de Minas e Energia | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Nesta quarta-feira (11), Bento Albuquerque foi exonerado do cargo de Ministro de Estado de Minas e Energia a pedido. O decreto foi publicado do Diário Oficial da União e assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. Para exercer o cargo, Adolfo Sachsida foi nomeado.

Sachsida ocupava o cargo de chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia. Nas redes sociais, ele agradeceu Bolsonaro pela nomeação:

“Agradeço ao Presidente Jair Bolsonaro pela confiança, ao ministro Guedes pela apoio e ao ministro Bento pelo trabalho em prol do país. Com muito trabalho e dedicação espero estar a altura desse que é o maior desafio profissional de minha carreira. Com a graça de Deus vamos ajudar o Brasil”.

Há alguns dias, Albuquerque estava sendo pressionado após o chefe do Executivo reclamar publicamente sobre política de preços da Petrobras, que está ligada à pasta. Bolsonaro chegou a afirmar que o lucro obtido pela empresa no primeiro trimestre de 2022 foi “um estupro” e “um absurdo”.