A partir desta quarta-feira, a Trensurb volta a realizar partidas apenas das estações terminais – Mercado e Novo Hamburgo – durante todo o dia. Nos horários de pico, os menores intervalos serão de 5 e 7 minutos, pela manhã, e de 6 e 8 minutos, à tarde.
Veja aqui a tabela de horários detalhada
Em nota, a empresa informou que continua adotando medidas de contenção para coibir o furto de cabos, mas que as condições atuais de segurança permitem o retorno da tabela de horários anterior.
Ao longo desta semana, à noite, os trens ainda seguirão operando em via única no trecho entre as estações Sapucaia e Unisinos para dar mais segurança à realização de rondas e à instalação de concertinas nesse trecho, onde ocorre a maioria dos crimes. A via única acontece das 20h30min até o encerramento da operação, às 23h20min.
A oferta atual de trens não muda: nos horários de pico, serão 25 trens rodando simultaneamente, com veículos reservas, ao longo da via, para que entrem em operação nos horários de pico em caso de necessidade.
Entenda
Só neste ano, a Trensurb teve mais de 400 metros de fios e cabos furtados, entre sinalização, energia e aterramento, conforme um levantamento da própria empresa. Em quatro meses, foram registrados 20 ataques do tipo, quase metade no trecho entre São Leopoldo e Sapucaia do Sul. Apenas em abril, foram oito furtos ao longo de toda a linha, o que levou a empresa a alterar a grade de atendimento.
Mudanças em horários dos trens e o aumento do número de pessoas nos vagões já vinham sendo sentidas, mas os atrasos aumentaram no fim de abril. No dia 26, a Trensurb confirmou as alterações, com a retomada das partidas da estação Sapucaia, no horário de pico da manhã. A medida permitiu agilizar os serviços de manutenção na via, com o objetivo de coibir o furto de cabos de energia.