Reflexo do aumento de quase 9% do diesel anunciado pela Petrobras, e que passa a vigorar a partir desta terça-feira (10), a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) avalia que pode reduzir a oferta de ônibus, caso o setor não conte com iniciativa que amenize o aumento nos custos crescentes com o combustível. O aumento anunciado tem um impacto de 2,97% nas despesas da prestação do serviço, estima a NTU.
Dados da entidade indicam que no acumulado dos últimos 12 meses, o preço do diesel subiu 80,9%, impactando em 26,5% as tarifas. Na planilha de custos, o combustível é responsável por 32,8% dos gastos de uma empresa de ônibus, perdendo apenas para a mão de obra, que corresponde por 50% das despesas.
Só em 2022, o produto já acumula aumento de 47%, com impacto de 15,4% nas tarifas. Segundo o presidente da entidade, Francisco Christovam, a falta de definição de fontes que possam cobrir custos adicionais pode levar operadoras a racionar o combustível e oferecer apenas viagens nos horários de pico, oferecer apenas viagens nos horários de pico, pela manhã e à tarde. Ele contou que já tem conhecimento de empresas que estudam a iniciativa.