Um ato simbólico marcou, na tarde desta segunda-feira, a inauguração de um viaduto executado pelo Exército no km 319 da BR-116, em Barra do Ribeiro, no Centro-Sul gaúcho. A obra, na localidade de Passo Grande, era aguardada há anos pela comunidade. Autoridades do Exército e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estiveram no local.
O Comandante Militar do Sul, general Valério Stumpf, procedeu com o corte da fita, antes da liberação do tráfego em ambas as direções. Segundo ele, a construção vai trazer facilidades à população e a transportadores. “A cada trecho em que trabalhamos, há uma curva de aprendizagem do nosso pessoal. Nosso trabalho está mais rápido e preciso”, afirmou ele, reforçando que o cronograma de obras em rodovias está no prazo e até o fim de maio é esperada a conclusão de mais dez quilômetros da 116.
O coronel Fabio Bogoni, comandante do 4º Grupamento de Engenharia do Exército, afirmou que as obras na 116 vinham sendo executadas desde 2019 por aproximadamente 300 militares. Para ele, o viaduto vai ajudar no escoamento da produção entre Porto Alegre e o porto de Rio Grande, por exemplo.
O superintendente do Dnit/RS, Hiratan Pinheiro da Silva, reforçou que a mobilidade na região vai ser melhorada com essa nova entrega.
Ao todo, a estrutura de faixa dupla mede 60 metros de extensão, e integra os lotes 1 e 2 da duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas. Liberado, o viaduto passa a substituir um antigo trevo na entrada a Barra do Ribeiro, em direção à RS-709.