Com exibição de força militar, governo russo faz desfile do ‘Dia da Vitória’ em Moscou

Data celebra o êxito da União Soviética sobre a Alemanha nazista

Foto: MFA Russia/Reprodução

A Rússia realizou o desfile do Dia da Vitória na Praça Vermelha, em Moscou, nesta segunda-feira (9), o 77º aniversário da vitória da União Soviética contra a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Em seu discurso, no evento, o presidente Vladimir Putin disse que a ação militar da Rússia na Ucrânia foi necessária porque o Ocidente estava “se preparando para a invasão de nossa terra, incluindo a Crimeia”.

Putin terminou seu pronunciamento com um grito de guerra aos soldados reunidos: “Pela Rússia, pela vitória, viva!”. O aniversário do Dia da Vitória mal era comemorado em público na União Soviética antes de 1965. Até a década de 1990, o foco principal da data era a homenagem aos veteranos.

Desde 2008, sob o governo Putin, o Dia da Vitória tornou-se uma ocasião não apenas para homenagear os sacrifícios de uma geração anterior, que estão gravados na memória dos russos mais velhos, mas também para mostrar uma imagem da Rússia pós-comunista com a restauração da grandeza dos antigos anos.

O desfile proporcionou uma grande exibição da força militar russa, com a passagem de grandes mísseis pela praça Vermelha, em Moscou, e aviões voando em apoio à guerra na Ucrânia, enquanto as forças ucranianas lutam desesperadamente para conter o avanço russo.

Durante a cerimônia, Putin colocou flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, monumento que homenageia os soldados russos que morreram durante a Segunda Guerra Mundial. A União Soviética perdeu 27 milhões de pessoas durante o conflito, mais do que qualquer outro país.

Antes do desfile desta segunda-feira, havia especulações de que Putin usaria seu discurso para declarar formalmente guerra à Ucrânia ou para ordenar uma mobilização geral para ajudar a reforçar a campanha da Rússia — sugestões que o Kremlin havia descartado.