O sábado de sol e temperaturas amenas facilitam a situação dos desalojados e desabrigados do rio Uruguai na Fronteira Oeste. Em São Borja, o manancial media 10,54m às 9h15min. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Moacir Tiecher, são 14 famílias afetadas – removidas por equipes de trabalho do município. Ao menos duas delas estão no Ginásio Cleto Dória Azambuja. Tiecher acredita que até às 13h o nível do rio estacione. Estão sendo distribuídas cestas básicas às pessoas afetadas.
Já em Uruguaiana o rio mede 7,77m e a situação de alerta está mantida. Conforme Paulo Woutheres, estão sendo monitorados os bairros Santo Antônio e Mascarenhas de Moraes. Ainda não houve necessidade de remoção de famílias, o que deverá ocorrer no domingo, ressalva.
Itaqui registrava o Uruguai com 8,29m, pela manhã. Uma casa volante foi tracionada para parte mais alta da margem evitando possível alagamento. De acordo com Valdemarino Amaral, coordenador da Defesa Civil, a tendência aponta para um manancial estacionário ainda nas próximas horas.
Em Alegrete, o Ibirapuitã retornou ao leito e mede 2,60m. Desde a tarde dessa sexta-feira, a Defesa Civil realoca os núcleos familiares para as moradias. Dos seis abrigos montados, apenas dois ainda contam com desabrigados.