O início do desfile da Tribo carnavalesca os Comanches, na noite dessa sexta-feira, marcou o reencontro dos porto-alegrenses com o Carnaval no Complexo Cultural do Porto Seco, depois de dois anos de cancelamento em razão da pandemia. Com lotação esgotada, o público de mais de 4,6 mil pessoas ocupou os espaços e pôde acompanhar, além da tribo, mais sete escolas do Grupo Prata. A última a desfilar foi a Academia de Samba Puro, que iniciou sua apresentação às 4h deste sábado.
Para o secretário municipal da Cultura, Gunter Axt, é fundamental, a partir de agora, desenhar uma nova política estruturante para o Carnaval, que possa ter sustentabilidade a longo prazo. “O Carnaval de Porto Alegre é um elo importante da cadeia da economia criativa e um evento metropolitano, já que escolas de outros municípios desfilam também no Porto Seco”, conclui.
Na noite deste sábado, será a vez das nove escolas do Grupo Ouro desenvolverem seus enredos por 60 minutos. A primeira escola desta noite será a Fidalgos e Aristocratas, que abre os desfiles às 21h, e a última escola a desfilar será a Império da Zona Norte, que inicia sua apresentação às 6h20 de domingo.
Ingressos – Quem não adquiriu o passaporte para as três noites poderá comprar ingresso apenas para a noite de sábado, 7. Para a arquibancada coberta 2, o valor para este sábado será de R$ 50, e a arquibancada coberta 1 tem o valor de R$ 45. Os ingressos, que podem ser parcelado em até 12 vezes no cartão, estão à venda nesta plataforma. Para quem preferir ficar em casa, os desfiles terão transmissão ao vivo pela plataforma Cuboplay. Basta acessar sem custos este site.
Apuração – A apuração será realizada na terça-feira, no Porto Seco, e nesta edição o acesso e descenso se dará da seguinte forma:
– A escola classificada em nono lugar no Grupo Ouro será rebaixada para o Grupo Prata em 2023.
– As escolas classificadas em primeiro e segundo lugares do Grupo Prata ascenderão ao Grupo Ouro em 2023.
– Não haverá descenso de escola do Grupo Prata para o Grupo Bronze.
– As escolas classificadas em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares do Grupo Bronze ascenderão ao Grupo Prata em 2023.
– As escolas classificadas em quinto e sexto lugares do Grupo Bronze não desfilarão em caráter competitivo no Carnaval Oficial de Porto Alegre pelo prazo de dois anos, podendo desfilar na categoria “convidadas”.
– As escolas de samba convidadas em 2022 não serão julgadas, não acumularão pontuação e também não haverá avaliação e competição na categoria Tribo Carnavalesca.
Sábado – Grupo Ouro de Porto Alegre – 60 minutos de desfile
21h – Fidalgos e Aristocratas
22h10 – Acadêmicos de Gravataí (Gravataí)
23h20 – União da Vila do IAPI
24h30 – Império do Sol (São Leopoldo)
1h40 – Bambas da Orgia
2h50 – Estado Maior da Restinga
4h – Imperadores do Samba
5h10 – Imperatriz Dona Leopoldina
6h20 – Império da Zona Norte