Prefeitura confirma que Porto Alegre vai sediar mais um South Summit, em março

Evento deve ocorrer entre os dias 21, 22 e 23, anunciou o governador Ranolfo Vieira Jr.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Porto Alegre

Após três dias de intensa movimentação, o Cais Mauá deu adeus ao South Summit 2022. O encerramento oficial do evento, um dos mais importantes do universo da inovação e tecnologia do mundo, celebrou a participação de mais de 20 mil pessoas, oriundas de 50 países diferentes, que circularam pelos galpões convertidos em arenas pelo período. Essa é a primeira vez que o festival desembarca na capital gaúcha e ocorre fora da Espanha. Com o sucesso da iniciativa, uma segunda edição do South Summit em Porto Alegre já está confirmada para o dias 21, 22 e 23 de março do ano que vem.

O prefeito, Sebastião Melo, e o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Jr., formalizaram o anúncio, reforçando a parceria que permitiu incluir a capital gaúcha no mapa dos principais investidores do mundo. “Esse ano teremos eleições para o governo do Rio Grande do Sul. Entretanto, não importa quem sentar na cadeira do governador do Estado, não podemos perder tudo que aqui conquistamos. O cais é do povo. Porto Alegre é do povo”, afirmou Melo, durante o ato de encerramento. “Temos a obrigação de fazer um evento maior e melhor no ano que vem”, acrescentou o prefeito. Na sequência, Ranolfo anunciou as datas do South Summit em 2023.

Também durante a cerimônia, a madrilena María Benjumea, fundadora e presidente do South Summit, recebeu o título de cidadã de Porto Alegre. Em tom descontraído, Melo e Ranolfo rebatizaram a espanhola de “María Porto Alegre” pela identificação que teve com a cidade, o comprometimento e o carisma.

“Estou apaixonada por Porto Alegre, com esse cais que é absolutamente maravilhoso e o Guaíba que é “la bamba“, o mais importante, por todos os porto-alegrenses. É incrível a energia que nós compartilhamos e que há aqui”, confessou. “O desejo e convicção que existe aqui, que a mudança será realizada através da tecnologia e inovação, que essas são as chaves para o sucesso e crescimento com propósito desta cidade e, logo, do país, me encantaram. Encontrei aqui uma força política que tinha um objetivo comum, independente do partido, de fazer as melhores conexões entre os atores, empresas, startups e entes públicos é que vai gerar um mundo melhor”, compartilhou ela com os presentes.

Sem revelar detalhes, o governador garantiu que já discutiu a pauta da próxima edição do festival e reservou uma verba pública para destinação específica ao South Summit 2023. “Foi um divisor de águas na questão do empreendedorismo, da inovação e da tecnologia. E, certamente, também foi importante na geração de empregos diretos, indiretos e de renda”, finalizou Ranolfo, exaltando as mais de 40 mil conexões que foram proporcionados no período.

Leia mais:

Conheça os vencedores da competição de Startups da South Summit