O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou nesta sexta-feira, acordos de cooperação em assistência jurídica mútua em assuntos civis e penais durante visita oficial à Guiana, país que divide fronteira com o Brasil na Região Norte.
Bolsonaro e o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, discutiram temas como comércio e investimentos, infraestrutura, energia e cooperação em defesa e segurança, além de questões das pautas regional e mundial. A reunião ocorreu em Georgetown, capital da Guiana.
Segundo presidente Jair Bolsonaro, empresários brasileiros querem investir no país vizinho. Nas próximas semanas, deve ser realizado um seminário virtual bilateral envolvendo as comunidades empresariais dos dois países, a ser coordenado, do lado brasileiro, pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com foco em novas oportunidades no setor de petróleo e gás.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o intercâmbio bilateral entre Brasil e Guiana mais do que dobrou nos dois últimos anos, passando de aproximadamente 58 milhões de dólares, em 2020, para 118,6 milhões, em 2021.