Rio Ibirapuitã mantém tendência de recuo em Alegrete

Presídio Estadual realizou doações aos afetados pela enchente

Foto: Allan Silveira / PMA / Divulgação / CP

As águas do rio Ibipuitã, em Alegrete, recuaram 10cm nas últimas 12 horas, medindo 10,10 metros, às 8h, desta quinta-feira fria e nublada (o pico alcançou 12 metros). Mesmo com a redução, o manancial ainda está 1,70 metros acima da cota de inundação.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Renato Grande, a orientação é de que as 797 famílias, sendo 729 desalojadas e 68 desabrigadas, se mantenham onde estão devido ao alerta de temporais que ainda se mantém. O manancial atinge 2.328 pessoas diretamente. “O importante agora é higienizar as moradias e avaliar os estragos causados pela cheia”, diz Renato.

A Defesa Civil e secretarias municipais estão apelando à população por doações de alimentos, roupas, colchões, cobertores, material de higiene pessoal e limpeza. A contribuição pode ser feita pelos telefones (55) 99147-7276 ou (55) 3961-1606.

O Presídio Estadual de Alegrete, na tarde desta quarta-feira, doou 200 quilos de alimentos, além de roupas e cobertores, para suprir as necessidades do grande número de pessoas desabrigadas e desalojadas. A ação contou com a participação de todos os policiais penais do quadro operacional, administrativo e técnico da casa prisional. Os apenados também contribuíram por meio de familiares com parte dos donativos.

Em Uruguaiana, o rio Uruguai cresce lentamente. Nesta quinta-feira mede 6,44 metros, um aumento de 30cm se comparado com a medição de quarta-feira. A preocupação está voltada às chuvas registradas na nascente, localizada na divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em Quaraí, o manancial media, às 18h desta quarta-feira, 2,40 metros (dentro do leito), mesma medição registrada pela manhã de ontem. As quatro famílias restantes, atingidas pela enchente, retornaram às residências ainda durante a tarde, conforme o coordenador da Defesa Civil, Bruno Soares.