MPEs responderam por quase 9 em cada 10 empregos criados no país em março

Foto: André Ávila/CP Memória

As micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras ampliaram, no mês de março, a sua participação na abertura de novos de novos postos de trabalho no país. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 5, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Conforme o estudo, as MPEs abriram 88,9% de todas as vagas no terceiro mês deste ano. De acordo os dados, os pequenos negócios contabilizaram mais de 1 milhão de admissões e um saldo positivo de 121 mil empregos. No acumulado do ano, o Brasil já registra um saldo de 615 mil novos postos de trabalho, sendo as micro e pequenas empresas as grandes fornecedoras de emprego, com 430 mil vagas, correspondendo a 70% do total.

O levantamento indica que as médias e grandes empresas obtiveram um saldo de 148 mil empregos, 24,1% do total. Segundo o Sebrae, o setor de serviços continua como o maior gerador empregos. Em março, as MPE desse segmento contrataram 74.255 pessoas, com um total, até o momento, de 273.698 novos postos de trabalho, em 2022.