A prefeitura de Porto Alegre começa a aplicar a segunda dose de reforço contra a Covid-19 para idosos nesta quinta-feira. A partir de hoje, poderão receber o reforço todos os idosos acima de 70 anos vacinados até 5 de janeiro, ou seja, há pelo menos quatro meses. As vacinas a serem usadas serão as da Pfizer, Janssen e Astrazeneca/Oxford, de acordo com a disponibilidade de doses nos serviços de saúde.
Na Capital, a aplicação da quarta dose ocorre no Shopping João Pessoa e em 27 unidades de saúde. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação com o registro das três doses. No caso dos imunocomprometidos, é necessário apresentar comprovante de condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.
Até então, a aplicação era recomendada apenas para pessoas acima de 80 anos e imunocomprometidos a partir de 12 anos. A mudança segue determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e vale também para os idosos com 60 anos ou mais institucionalizados em instituições de longa permanência.
Os demais municípios gaúchos começarão a aplicar a quarta dose de acordo com os estoques existentes. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, não é preciso aguardar novo envio de vacinas por parte da Secretaria e podem usar as que tiverem disponíveis.
Locais de aplicação da 4ª dose contra a Covid-19 em Porto Alegre:
- Shopping João Pessoa
- Álvaro Difini
- Assis Brasil
- Belém Novo
- Camaquã
- Campo da Tuca
- Chácara da Fumaça
- Cristal
- Ernesto Araújo
- Glória
- IAPI
- Ilha da Pintada
- Jardim Protásio Alves
- Lami
- Milta Rodrigues
- Moab Caldas
- Morro dos Sargentos
- Navegantes
- Nossa Senhora Aparecida
- Panorama
- Rubem Berta
- Santa Cecília
- Santa Fé
- São Carlos
- Sarandi
- Tristeza
- Vila Ipiranga
- Vila Jardim
Confira os endereços e horários aqui.