Subiu para nove o número de municípios gaúchos que enviaram relatório de danos à Defesa Civil estadual. De ontem pra hoje, Estrela e Cruzeiro do Sul passaram a integrar a lista, juntando-se a Quaraí, Alegrete, Dom Pedrito, São Gabriel, Lavras do Sul, Lajeado e Taquari. Segundo levantamento do órgão, divulgado nesta quarta-feira, pelo menos 2.748 pessoas foram afetadas pelas inundações, desde a semana passada, no Rio Grande do Sul.
Além de um óbito, registrado em Quaraí, a Defesa Civil contabiliza 2.334 pessoas desalojadas, em casas de amigos e parentes, e 413 desabrigadas, em locais oferecidos pelo poder público. Só em Alegrete, na fronteira Oeste, o número de pessoas fora de casa segue sendo de 2.320, a maioria – 2,1 mil – auxiliada por amigos e parentes.
No Vale do Taquari, Lajeado registra 170 desabrigados e 76 desalojados em razão da enchente. Taquari soma 13 desabrigados e Cruzeiro do Sul, dois. Em Estrela, 22 pessoas foram desalojadas, na mesma região, em razão da cheia do rio Taquari. Em São Gabriel, há um desabrigado e 136 desalojados, conforme o boletim da tarde desta quarta.