Segurança reforça policiamento na capital em semana de South Summit, Metallica e Carnaval

BM, PC, IGP, DetranRS e CBMRS ampliarão serviços até o fim de semana

Foto: Gregori Bertó / SSP

Forças de segurança vão reforçar o policiamento em Porto Alegre, na primeira semana de maio, em função de grandes eventos previstos entre quarta e domingo: a feira internacional de inovação South Summit, que vai até sexta, o show da banda de rock Metallica, na quinta, e os desfiles das escolas de samba do Carnaval 2022, entre sábado e domingo.

O secretário da Segurança Pública, coronel Vanius Cesar Santarosa, conduziu, no início da semana, uma reunião de planejamento de ações integradas com outros órgãos, em especial as voltadas ao South Summit, que vai contar com 400 palestrantes e mais de 10 mil inscritos, de 70 países.

A feira internacional deve contar com 850 operadores de segurança, somados os efetivos municipal, estadual, federal e privado. Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Instituto-Geral de Perícias (IGP), Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) vão se valer de logística e inteligência para o acompanhamento das três programações.

O CBM vai contar com 41 bombeiros, sete viaturas, dois caminhões de combate a incêndio e uma viatura de busca e salvamento. Militares dos bombeiros e do Comando Ambiental da BM (CABM) vão monitorar a circulação das embarcações e prevenir acidentes no Guaíba com duas embarcações e uma moto aquática junto ao Cais Mauá, onde serão desenvolvidas as atividades do South Summit.

A BM ainda vai empregar 255 policiais militares e 55 viaturas no Cais Mauá e pontos estratégicos da cidade, como Palácio Piratini, Paço Municipal, Mercado Público, Casa de Cultura Mario Quintana, Aeroporto Salgado Filho, terminais de ônibus, hotéis e a rede gastronômica do 4° Distrito. As duas bases móveis da BM e a Delegacia Móvel da PC, que ficarão dentro da área reservada ao South Summit no cais, contarão com agentes da Delegacia de Polícia para o Turista (DPTur) e policiais militares fluentes em idiomas para o auxílio de visitantes de outros países. Aeronaves das duas instituições também vão sobrevoar o evento. Já a PC vai 31 viaturas, com 146 agentes à disposição.

O local do evento ainda vai ganhar uma tenda do Balada Segura e contar com ambulâncias do serviço de socorro privado, contratado pela organização da feira, e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Pelo IGP, trabalharão 35 peritos, com a disponibilidade de quatro viaturas e equipamentos de identificação civil e criminal, a serem empregados em escala de equipes de plantão.

Atuando com a integração e troca de informações, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) vai trabalhar no intercâmbio de dados, inclusive com agências internacionais, tendo em vista a amplitude global do evento. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforça a segurança nas rodovias federais, especialmente nos acessos de entrada e saída de Porto Alegre.

Pelo município, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai orientar o trânsito para chegada e saída ao cais, inclusive com áreas específicas de embarque e desembarque para transporte por aplicativo. Além disso, diariamente, 60 agentes da Guarda Municipal, divididos em mais de 20 viaturas, estarão ampliando a segurança do público e dos armazéns, de forma ininterrupta.

Show e desfiles

Para a apresentação da banda Metallica, no estacionamento da Federação das Indústrias do RS (Fiergs), a abertura de portões está prevista para as 17h, com início do show às 21h. A expectativa de público para o espetáculo é de cerca de 30 mil pessoas. A BM vai fazer a segurança externa com 95 policiais militares e apoio de aeronave do Batalhão de Aviação (Bav-BM).

Já os desfiles de Carnaval, no Complexo Cultural do Porto Seco, terão arquibancadas cobertas para 1,5 mil lugares, acomodações ao ar livre, pista com 11 setores e camarotes, três portarias de acesso, além de camarotes especiais para imprensa, prefeitura, convidados e a Corte do evento. No total, o evento pode acomodar até 4.660 pessoas a cada noite de desfiles. O complexo vai ter ainda uma área externa com ofertas de bares e o tradicional Butekão do Samba. A previsão é de que circule um público de 20 mil pessoas por noite pelo local. O policiamento vai contar com 45 PMs em cada um dos três dias de desfile, com 20 viaturas e o apoio de um helicóptero.