Prefeitura de Lajeado começa a retirar famílias de casa devido à cheia do rio Taquari

Na manhã desta terça-feira, manancial chegou a marcar 19,22m

Foto: Laura Mallmann / PML / Divulgação / CP

A Defesa Civil e a prefeitura de Lajeado entraram em alerta em razão do aumento do nível do rio Taquari. Nesta terça-feira, a marcação chegou a 19,22m, conforme a medição na régua instalada na escadaria da rua Oswaldo Aranha.

As equipes da Defesa Civil fazem o monitoramento dos pontos onde geralmente ocorrem inundações. O Parque do Imigrante já recebe 30 famílias que tiveram que sair de casa. O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, informou que, além desses, alguns moradores já buscaram abrigo em casas de parentes. A previsão é de que os afetados retornem aos locais de origem ate o fim de semana.

O secretário de Segurança Pública do município e integrante da Defesa Civil, Paulo Locatelli, explica que o monitoramento ocorre principalmente nas cabeceiras do rio para verificar quanto o volume ainda pode subir. “A previsão do tempo indica que as chuvas devem cessar nesta quarta-feira. Então, a evolução do rio é entre hoje e amanhã. Estamos com pessoas responsáveis pelo monitoramento por parte da prefeitura e com a Defesa Civil em alerta para atuar onde for preciso”, explica. O município conta com equipes responsáveis para triagem, alojamento, assistência social, transporte, saúde, embarcações, trânsito e alimentação.

O rio Taquari, que normalmente mede 13m, está 6,22m acima do nível costumeiro no município. A Defesa Civil disponibiliza os telefones (51) 3982-1150 ou (51) 99828-4971 para mais informações.