Chuvas atingem mais de 2,5 mil pessoas no Rio Grande do Sul

Apenas em Alegrete, há 2,1 mil desalojados nesta segunda-feira

Foto: Reprodução / Prefeitura de Alegrete

Quatro municípios gaúchos da região Oeste tinham, na tarde desta quarta-feira, mais de 2,5 mil pessoas afetadas pelas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada. De acordo com o boletim divulgado hoje pela Defesa Civil, as cidades de Alegrete, Quaraí, Dom Pedrito e São Gabriel contabilizavam juntas 2.274 desalojados, 315 desabrigados e um óbito em decorrência das chuvas. A vítima de Quaraí morreu em 25 de abril em razão de uma descarga elétrica.

Alegrete
A situação mais crítica, de acordo com os dados estaduais, é a de Alegrete, que reúne 2,1 mil desalojados e 220 desabrigados em razão da cheia do rio Ibirapuitã. No sábado, as águas chegaram a registrar 12 metros acima da normalidade. Apesar da chuva contínua, o rio cedeu na manhã de hoje, recuando para 11,8 metros acima do normal. A prefeitura disponibilizou cinco abrigos para a população.

São Gabriel
Outros dois rios do Oeste gaúcho põem em alerta governos e entidades. Um deles é o rio Vacacai, em São Gabriel, que marcou 6,5 metros acima do normal nesta segunda-feira. De acordo com a Defesa Civil, ao menos 900 casas foram atingidas pela elevação da água. No sábado, a ponte municipal sobre o rio Pedroso na ERS 630 cedeu.

Dom Pedrito
Em Dom Pedrito, a elevação do rio Santa Maria também saiu do leito em alguns pontos da cidade. Por conta disso, a Prefeitura precisou remover algumas famílias, somando 13 desabrigados e quatro desalojados nesta segunda-feira.

Leia mais:

Após chuva, ponte sobre o Rio das Antas é encoberta pela água