Retomada do Carnaval no Porto Seco prevê três noites de desfiles

Complexo do Porto Seco recebe 22 agremiações entre 6 e 8 de maio

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

O Carnaval de Porto Alegre ocorre de 6 a 8 de maio – sexta, sábado e domingo -, no Complexo Cultural do Porto Seco, na zona Norte da capital. As três noites de desfiles contarão com as 22 escolas de samba e a tribo Os Comanches. O Grupo Prata desfila na sexta-feira, o Grupo Ouro, no no sábado, e o Grupo Bronze, no domingo.

A primeira noite de desfiles coincide com o encerramento do South Summit, proporcionando uma oportunidade para que os turistas que estiverem na feira de inovação e tecnologia conheçam a festa popular.

O Carnaval de Porto Alegre, que já teve um público aproximado de 20 mil pessoas por noite, ficou dois anos suspenso em razão da pandemia de Covid-19. Por meio de um termo de permissão de uso, as duas ligas representativas do Carnaval puderam buscar parcerias para que o evento seja sustentável.

Já o poder público assumiu a recuperação do cercamento, o conserto de guardis danificados, a renovação do asfalto da pista de desfiles e a limpeza e capina. O município também restabeleceu a energia elétrica do Porto Seco, com a qualificação da iluminação do complexo. O PPCI deve ser encaminhado ainda nesta sexta-feira.

Através do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte), a prefeitura aportou R$ 1,5 milhão, distribuído entre 17 escolas da capital. O valor permitiu fomentar a cadeia produtiva e qualificar os projetos culturais de cada entidade.

As novidades deste ano incluem arquibancadas cobertas, com um total de 1,5 mil lugares, e camarotes localizados no espaço denominado Samba do Casulo, que vai ter atrações nos intervalos dos desfiles, em frente ao recuo da bateria. Em todo o complexo, com três portarias de acesso, serão 188 camarotes para venda, três para os jurados e o restante para a Corte do Carnaval, Ligas das Escolas e prefeitura. Também estarão disponíveis sete bares e praça de alimentação.

Toda a estrutura acomoda 4.660 pessoas por noite de desfiles. No entanto, a previsão dos organizadores é que circularão pelo entorno da pista em torno de 20 mil pessoas por noite. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla.

Corte do Carnaval 2022

Rei Momo: Ubirajara Borba da Silva
Rainha do Carnaval: Kênya Regina Silveira Teixeira
Primeira princesa: Solange Nazário Medeiros Lobato
Segunda princesa: Cássia Katherine Joaquim dos Santos da Silva

Ordem dos Desfiles

Sexta-feira, 6 – Grupo Prata – 50 minutos de desfile
Abertura
21h – Tribo Carnavalesca Os Comanches
22h – Unidos da Vila Mapa
23h – Copacabana
00h – Realeza
1h – Praiana
2h – Unidos de Vila Isabel (Viamão)
3h – União da Tinga
4h – Academia de Samba Puro

Sábado, 7 – Grupo Ouro de Porto Alegre – 60 minutos de desfile
21h – Fidalgos e Aristocratas
22h10 – Acadêmicos de Gravataí (Gravataí)
23h20 – União da Vila do IAPI
24h30 – Império do Sol (São Leopoldo)
1h40 – Bambas da Orgia
2h50 – Estado Maior da Restinga
4h – Imperadores do Samba
5h10 – Imperatriz Dona Leopoldina
6h20 – Império da Zona Norte

Domingo, 8 – convidadas – 30 minutos de desfile
17h40 – filhos da Candinha
18h20 – Império dos Herdeiros
Grupo Bronze – 40 minutos de desfile
19h – Cohab-Santa Rita
19h50 – Protegidos da Princesa Isabel (Novo Hamburgo)
20h40 – Unidos do Guajuviras (Canoas)
21h30 – Mocidade da Lomba do Pinheiro
22h20 – Acadêmicos da Orgia
23h10 – Filhos de Maria