Porto Alegre ganha mais 102 leitos de pediatria a partir de 2 de maio

Na tarde desta quinta, emergências infantis atendiam com taxa de 142,5%

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A prefeitura de Porto Alegre anunciou que, a partir de 2 de maio, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai contar com mais 102 leitos para atendimento em pediatria. Serão 96 leitos de internação e de emergência pediátrica e seis de UTI em três instituições hospitalares da capital. Com as ampliações, o município vai passar a contar com 390 leitos pediátricos e 90 leitos de UTI.

No início da tarde desta quinta, as emergências pediátricas de Porto Alegre atendiam com taxa de ocupação de 142,5%. As situações mais críticas eram as do Hospital Restinga e Extremo Sul (283,3%), do Hospital de Clínicas (200%) e do Hospital Santo Antônio (154%). O surgimento precoce de casos de doenças respiratórias entre crianças colaborou para a situação.

No Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), localizado na região central, serão criados mais 20 leitos de internação pediátrica, totalizando 50; 12 leitos de observação, somando 20, e seis leitos de UTI pediátrica, totalizando 16. Já o Hospital Restinga e Extremo-Sul vai disponibilizar mais 29 leitos de internação pediátrica, totalizando 40.

Já a partir de 12 de maio, o Hospital Vila Nova, que não oferecia leitos infantis, passa a contar com dois novos setores: uma enfermaria com 30 leitos e uma observação de emergência pediátrica, com cinco.

A SMS reforça que, para evitar a superlotação da rede hospitalar, a orientação é que, em casos de menor gravidade, os usuários busquem alguma das 132 unidades de saúde da Atenção Primária.