
A três dias de celebrar o 65° aniversário, a Rádio Guaíba recebeu, nesta quarta-feira, o reconhecimento da Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), durante o evento “Tá Na Mesa”. O presidente da entidade, Anderson Cardoso, saudou a longevidade da emissora e a importância da radiofusão.
“Nada mais atual ou dinâmico que o rádio, que até hoje é o meio mais rápido para informar a toda a população, da capital hiperconetada ao interior do estado, onde ainda é ele que chega primeiro ao agricultor (…) Todos estão de parabéns! A Rádio Guaíba é um dos veículos mais tradicionais do nosso Rio Grande do Sul e, no ano em que nós [Federasul] completamos 95 anos, é nossa responsabilidade e dever celebrar essa parceria”, comentou o empresário durante o evento.

No discurso de agradecimento, o diretor da Rádio Guaíba, Jefferson Torres, garantiu que só no Rio Grande do Sul existem ouvintes tão identificados com uma marca no mercado da comunicação. “É um gentílico. O guaibeiro se apropriou desse nome e hoje nós temos uma família imensa espalhada pelos rincões do Rio Grande do Sul e para além deles, em diversos outros países, como o Uruguai. A Rádio Guaíba está atraindo as pessoas para o estado do Rio Grande do Sul, como eu. Isso só mostra e se deve à personalidade que ela construiu ao longo desses 65 anos, desde a sua origem. Temos profissionais maravilhosos que só fazem crescer a nossa credibilidade e excelência”, completou Torres, que encerrou a fala agradecendo aos gaúchos pela acolhida.
Para os próximos anos, o diretor garante que “a família guaibeira” pode esperar muitas novidades, como investimento em tecnologia e novas formas de comunicação com os gaúchos.
Também participaram do evento o diretor-executivo do Correio do Povo, Sidney Costa, que saudou a coirmã pela celebração e elogiou a equipe esportiva da emissora. “A Rádio Guaíba alcança também o público mais jovem, em razão da sua equipe de esporte, uma das melhores de comunicadores. Uma equipe que vive isso com maestria, dentro e fora de campo – que é onde o torcedor quer estar -, fazendo isso como ninguém!”, afirmou. “O sucesso da Guaíba não está tanto na sua gestão, mas na sua equipe de colaboradores, sempre comprometida”, finalizou Costa, desejando mais 65 anos de existência ao veículo de comunicação.
O presidente do Grupo Record RS, Carlos Alves, que já trabalhou como radialista, disse que compreende muito bem a importância e o prestígio da Rádio Guaíba no cenário nacional da comunicação. “O meio de comunicação mais experiente é o rádio, foi o primeiro a ser inventando com o intento de comunicar com a voz. Entretanto, foi o primeiro a estar inserido no contexto digital da comunicação, sempre esteve na vanguarda. Eu, como radialista, me sinto honrado e é um privilégio estar acompanhando esse evento e, com certeza, os telespectadores da Record TV, os ouvintes da Rádio Guaíba e os leitores do Correio do Povo estão celebrando muito essa história”, relatou Alves.
Inteligência artificial com propósito e humanizada
Após a homenagem, o presidente nacional da empresa de tecnologia IBM, Marco Braga, falou ao público, durante o “Tá na Mesa”, sobre a importância da inovação no mercado atual. “Hoje, a tecnologia é a linguagem do mundo de negócios. Os consumidores já são nativos desse universo e as empresas que não estiverem inseridas nesse contexto perdem seu propósito e interesse com o público”, pontuou.
O dirigente salientou, contudo, que para que essa inserção ocorra, o mercado precisa de profissionais qualificados diante de um cenário de mão-de-obra escassa. Segundo levantamento realizado pela empresa, cerca de 797 mil postos de trabalho serão criados no Brasil para suprir a demanda crescente na área de tecnologia.