Ampliação de oferta da quarta dose contra a Covid segue sem previsão no RS

Vacina continua sendo disponibilizada para imunossuplrimidos e idosos a partir dos 80

Foto: Guilherme Almeida / CP

Enquanto estados como São Paulo e Pernambuco já começaram a aplicar a quarta dose contra a Covid-19 em idosos a partir dos 60 anos de idade, o Rio Grande do Sul segue imunizando com o segundo reforço somente aqueles com mais de 80. Conforme dados atualizados nesta quarta-feira no painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), 63.393 gaúchos dessa faixa etária tomaram a quarta dose. O número representa menos de 20% desse segmento populacional.

A SES/RS não dá previsão de quando vai reduzir a faixa etária. Questionada sobre o assunto, a pasta limitou-se a afirmar que segue as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Há um mês, o governo federal emitiu nota técnica recomendando essa dose para maiores de 80 anos, em um intervalo de quatro meses após a primeira dose de reforço. Antes, apenas imunossuprimidos podiam tomar a quarta dose.

No Rio Grande do Sul, estima-se que cerca de 3,7 milhões de pessoas estejam ainda com a segunda e a terceira doses em atraso, situação que preocupa a SES/RS. “É preciso que aqueles que já tomaram a primeira e segunda dose voltem aos postos no momento adequado para completar o esquema vacinal”, reforça a secretária Arita Bergmann.

Porto Alegre segue recomendação

Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não dispõe de um levantamento com o recorte específico do segundo reforço. No entanto, a pasta frisa que foram aplicadas 722 mil doses de reforço, incluindo a terceira e a quarta dose. A capital também segue as orientações do governo federal e, por isso, não ampliou a oferta da quarta dose até então. Nesta quarta-feira, a prefeitura do Rio anunciou que pessoas a partir dos 70 anos já podem tomar o segundo reforço na capital fluminense.