Só neste ano, a Trensurb teve mais de 400 metros de fios e cabos furtados, entre sinalização, energia e aterramento, conforme levantamento da própria empresa. Em quatro meses, foram registrados 20 ataques do tipo, sendo os dois mais recentes na quinta e sexta-feira da última semana entre São Leopoldo e Sapucaia do Sul. Das duas dezenas de ocorrências, quase metade se deu nesse trecho. Apenas em abril, foram oito furtos ao longo de toda a linha, o que levou a empresa a alterar a grade de atendimento.
Mudanças em horários dos trens e o aumento do número de pessoas nos vagões já vinham sendo sentidas, mas os atrasos aumentaram nesta semana. Hoje, a Trensurb confirmou as alterações, com a retomada das partidas da estação Sapucaia, no horário de pico da manhã. A medida permite que os serviços de manutenção na via, com objetivo de coibir o furto de cabos, continuem.
Pela nova tabela, quem vem da região Metropolitana encontra, no início do dia, a partir das 5h e até 6h52min, saídas de 15 em 15 minutos da estação Novo Hamburgo. Depois, até 7h37min, o intervalo de saída cai para 10 minutos, voltando, após o horário de pico, para 15 minutos, até 20h07min. Depois disso, as partidas ocorrerão de 20 a 26 minutos, dependendo do horário.
No sentido inverso, das 6h04min às 6h56min, composições deixarão a estação Sapucaia, em direção à capital, de 7 em 7 minutos, reduzindo para 5 em 5 das 7h05min às 7h56min e voltando para 7 minutos até 8h26min, quando esse tipo de operação se encerra.
Já as partidas da estação Marcado em direção a Novo Hamburgo manterão o intervalo de 15 minutos das 5h às 16h37min, reduzindo para 7 minutos até 18h52min, quando volta para 15 até 20h07min. Após esse horário, o intervalo sobe para 20 minutos, chegando a 26 minutos das 22h07min até o fim da operação.
De acordo com a Trensurb, a oferta atual de trens não muda, com 25 trens rodando simultaneamente em horários de pico. Composições reserva também podem entrar em operação em caso de necessidade.
*Com informações do repórter Felipe Nabinger