Pesquisa revela que 8 em cada 10 cidades do país retomaram nível de emprego

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

Oito em cada dez cidades brasileiras já retomaram o nível de emprego registrado anteriormente à crise sanitária do coronavírus. Essa é uma das conclusões de uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), estimando a recuperação do mercado de trabalho e a abertura de vagas pelo setor produtivo.

De acordo com o estudo, somente nos últimos 12 meses, mais de 2,5 milhões de vagas formais foram criadas no Brasil, com base no cenário atual de 5.568 municípios brasileiros com fevereiro de 2020. No contexto nacional, o levantamento aponta que o mercado de trabalho cresceu 7,1% no período analisado.

Entre os estados brasileiros, o destaque positivo ficou para Roraima e Santa Catarina, que já contam com a recuperação de 93% dos municípios. No outro extremo, os municípios do Amazonas (68%), Sergipe (68%), Amapá (69%) e Pernambuco (73%) apresentaram os menores índices de recuperação.

Conforme a pesquisa da CNM, o mercado está mais aquecido nas cidades de médio e grande porte, especialmente as localizadas nas regiões Centro-Oeste e Sul do país.