Pesquisa CNI revela que 76% dos brasileiros foram muito afetados pela inflação

feriado serviços
Foto: Tânia Rêgo / Arquivo / Agência Brasil

Quase 8 brasileiros em cada dez tiveram sua situação financeira “muito afetada” ou “afetada” pela inflação. A projeção é uma das conclusões da pesquisa “Comportamento & Economia no Pós-Pandemia” da CNI (Confederação Nacional da Indústria) ao apontar que 76% dos brasileiros estiveram nessa situação. Apenas 12% da população diz que foi “pouco afetada” ou “não foi afetada” pela alta de preços no Brasil.

Os dados fazem parte da pesquisa encomendada pela CNI ao Instituto FSB Pesquisa, onde 54% dos brasileiros afirmam que sua situação financeira foi “muito afetada” pela pandemia. Este percentual é maior que os 45% verificados em novembro do ano passado, quando a mesma pesquisa foi feita. Os números refletem em grande parte a escalada mais recente da inflação no Brasil.

De acordo com a CNI, 87% dos brasileiros acreditam que o preço das mercadorias “aumentou muito” nos últimos seis meses. Outros 8% acham que “aumentou um pouco” e 4% que “ficou igual”. Apenas 1% diz que o preço das mercadorias “diminuiu um pouco”. Pelo levantamento, 64% dos brasileiros reduziram seus gastos.

Outros 34% não reduziram, enquanto 2% não souberam dizer ou não responderam. O percentual daqueles que diminuíram os gastos, apesar de alto, é inferior ao que havia sido registrado em novembro, quando 74% dos pesquisados disseram que haviam cortado despesas.

Na pesquisa, entre os brasileiros que disseram em abril que reduziram os gastos, 32% acreditam que isso será uma situação permanente. Outros 60% afirmaram que é temporário, enquanto 8% não souberam ou não quiserem responder.

Foram ouvidas 2.015 pessoas com mais de 16 anos, entre 1º e 5 de abril, em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.