Corte de adutora deixa 17 bairros de Porto Alegre sem água nesta quarta-feira

Expectativa é de que serviço seja restabelecido na madrugada da quinta

Uma série de bloqueios de trânsito foi imposta em razão do serviço. Foto: Luciano Lanes/Arquivo/PMPA

O corte definitivo de uma adutora de 700mm de diâmetro, na esquina das avenidas Moab Caldas e Doutor Carlos Barbosa, deixa 17 bairros sem água nesta quarta-feira (20). A intervenção estava prevista para ocorrer na terça, mas foi adiado. O objetivo é possibilitar a implantação de uma bacia de contenção na obra da avenida Tronco.

Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o desligamento da rede ocorreu às 4h, para viabilizar a secagem da tubulação. Os trabalhadores mobilizados para o corte da adutora começaram o serviço às 9h. A previsão é de que a normalização aconteça na madrugada da quinta (21), podendo demorar mais nas partes altas da rede.

Em razão do serviço, os bairros Santa Tereza, Santo Antônio, Teresópolis e Vila Nova estão totalmente sem água. Também são afetados parcialmente os bairros Aparício Borges, Azenha, Belém Velho, Campo Novo, Cascata, Cavalhada, Cristal, Glória, Ipanema, Medianeira, Nonoai, Partenon e Restinga.

Bloqueios de trânsito

Deste a terça, uma série de bloqueios de trânsito está imposta à região pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O cruzamento entre as avenidas Doutor Carlos Barbosa e Niterói está totalmente bloqueado para o fluxo de veículos, e uma série de desvios estão em vigor. Agentes da autarquia orientam a movimentação no local.

Principais alterações
– Bloqueio da av. Carlos Barbosa no trecho entre a rua Fonseca Ramos e a av. Niterói;
– Bloqueio da av. Gastão H. Mazeron no trecho entre a av. Oswaldo Rolla e a rua Oscar Schneider;
– Bloqueio da av. Niterói no trecho entre a rua Gen. Gomes Carneiro e a av. Carlos Barbosa;
– Desativação do conjunto semafórico do cruzamento da av. Carlos Barbosa x Rua Bispo Laranjeira x Av. Silva Paes.