Governo do RS garante expansão do sistema prisional ainda em 2022

Anúncio se deu durante inauguração da nova sede administrativa da Susepe

Foto: Guilherme Almeida/CP

O secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, anunciou a expansão do sistema prisional gaúcho durante a inauguração da nova sede administrativa da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), na manhã desta terça-feira, na avenida Sertório, em Porto Alegre. A solenidade contou com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior e do superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza, entre outras autoridades.

Hauschild revelou que a construção de mais uma penitenciária em Charqueadas vai ajudar a acelerar a demolição, seguida de reconstrução, da Cadeia Pública de Porto Alegre (ex-Presídio Central). O secretário também projetou que a obra da Penitenciária de Guaíba possa ser concluída até o fim do ano, com a entrega de uma galeria ainda em agosto.

Em Canoas, entrou em fase final a ampliação do Complexo Penitenciário do município. Com isso, Hauschild estima que mais 188 vagas possam ser abertas até a primeira semana de junho. O secretário confirmou, também hoje, a compra de cerca de 100 viaturas-celas semi blindadas para o transporte de presos e a locação de veículos para o serviço administrativo, além de confirmar o processo de instalação de bloqueadores de telefones celulares, radares anti drones e identificadores de sinais telefônicos em parte do sistema carcerário estadual.

De acordo com Hauschild, a empresa contratada recebeu a homologação da Anatel e já pode instalar os bloqueadores em 15 casas prisionais gaúchas. “A primeira é a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e a segunda é a Penitenciária Estadual do Rio Grande (Perg)”, revelou.

Sobre a nova sede administrativa da Susepe, o secretário declarou que considera um “avanço”, já que o espaço, mais amplo e arejado, comporta 453 servidores. Ele também acrescentou que investimentos do programa Avançar na Segurança vão resultar em “armamento pessoal, equipamento de proteção individual e colete balístico para todos os servidores” do sistema penitenciário.

Responsável pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), José Giovani Rodrigues de Souza ressaltou as aquisições para o aparelhamento da instituição. “A Susepe literalmente renasce e mais forte…”, assinalou. O órgão tinha como sede administrativa, até julho do ano passado, o prédio que também sediava a Secretaria de Segurança Pública. O imóvel, na rua Voluntários da Pátria, pegou fogo justamente no setor administrativo da Superintendência. No início de 2022, o governo estadual implodiu a estrutura.