Emergência Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre volta a ficar superlotada

São 30 crianças no local, que possui capacidade para receber apenas nove

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

A Emergência Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) voltou a ficar superlotada nesta terça-feira (19). Conforme a casa de saúde, a unidade está em um patamar próximo ao do dia 9, quando houve anúncio de restrições. São 30 crianças no local, que possui capacidade para receber apenas nove.

Todos os pacientes são recebidos, mas o tempo de espera é muito maior para casos leves, podendo chegar a quatro horas. A orientação é de que estas crianças sejam levadas a um Pronto Atendimento, e não à emergência. A avaliação é de que o problema é decorrente da chegada antecipada das doenças de inverno.

Conforme o painel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Porto Alegre tem 54 vagas em emergências pediátricas e 79 pacientes internados. Além do Clínicas, que está com 333% de ocupação, os hospitais Santo Antônio (136%), Presidente Vargas (150%) e Restinga e Extremo Sul (233%) operam além da capacidade.

Quando e onde buscar atendimento

Pais e responsáveis devem levar as crianças a uma emergência quando ela apresentar febre acima de 38 graus, febre prolongada, alteração de comportamento (cansaço), falta de ar e crises de tosse. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Pronto-Atendimentos recebem os pequenos que tiveram um pico único de febre e estão se alimentando.

Os endereços das unidades de atenção primária podem ser consultados no site da SMS.