Furtos de fios na sede da Carris somam prejuízos de R$ 40 mil

Oferta de ônibus não foi prejudicada, mas a sede ainda opera com uso de geradores

Foto: Reprodução

Em apenas 36 horas, a Companhia Carris Porto-Alegrense sofreu duas tentativas de furto de fios. Os crimes ocorreram nas madrugadas de sexta-feira e sábado, gerando prejuízos acima dos R$ 40 mil. A oferta de ônibus não foi prejudicada, mas a sede ainda opera com uso de geradores.

Imagens de câmeras de monitoramento registraram o momento em que criminosos tentavam furtas fios de energia da Carris, na sede que fica na zona Leste da Capital. A ocorrência mais recente foi coibida pelos agentes de segurança privada que atuam no local.

Na tentativa de furto da sexta-feira, os criminosos chegaram a cortar parte dos fios, o que deixou a sede da empresa às escuras. A conclusão dos trabalhos para restabelecer a energia na empresa, que será executada por uma empresa terceirizada, inclui a troca dos cabos e serviço de mão de obra.

Dados da concessionária IPSUL, que administra a iluminação pública de Porto Alegre, mostram que, apenas em abril, foram registrados em média quatro ataques à iluminação pública por dia na Capital. Levantamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por sua vez, aponta que, no ano passado, 400 metros de fios foram roubados nos primeiros três meses, afetando iluminação, semáforos e controladores de velocidade da Capital. No mesmo período deste ano e em regiões similares já houve a troca de quatro mil metros de fiação.