Em viagem ao Sudeste do país, Melo analisa possibilidades para concessão do Dmae

Prefeito de Porto Alegre participa de reuniões com empresas do setor

Foto: Mateus Raugust/PMPA

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), cumpre nesta segunda-feira (18) agenda em São Paulo. Este é o primeiro dia da missão do político na Região Sudeste do país, onde pretende conhecer projetos de concessão no setor de saneamento. O roteiro inclui reuniões com a empresa BRK Ambiental, que presta serviços de água e esgoto nas cidades de Limeira e Piracicaba, localizadas no interior paulista.

A secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, e o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, também participam dos encontros. “Essas visitas irão nos dar mais segurança para enfrentar o tema da concessão do saneamento e ter elementos concretos para tomar uma decisão, ainda em 2022, que impactará nos próximos 40 anos”, explica Melo.

A concessão do Dmae à iniciativa privada passou a ser especulada após a publicação do novo Marco Regulatório do Saneamento, que impõe a necessidade de investimentos para a universalização dos serviços até 2033. Outro argumento da administração do MDB é o problema histórico enfrentado pela Capital em dias de chuva – como, por exemplo, o transbordamento do Arroio Sarandi, na zona Norte do município.

Em fevereiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentou à prefeitura de Porto Alegre o estudo sobre concessão de serviços de água e esgotamento sanitário. A expectativa é de que o futuro do órgão público que, hoje, cuida do setor na cidade seja definido ainda no primeiro semestre. Em entrevista ao Correio do Povo, o prefeito classificou este como “o tema do ano” no Executivo.

Rio de Janeiro

Além das reuniões em São Paulo, que ocorrem hoje, Melo participa de encontros sobre o mesmo tema no Rio de Janeiro. Ele passará tanto pela capital fluminense quanto por Niterói, onde visitará as instalações da Aegea Saneamento e da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). O vice-prefeito Ricardo Gomes assume como prefeito em exercício até a noite dessa terça-feira, quando o emedebista retorna à Capital.